SJPII Paroquia

catequesePastoral da Catequese

 

 

 

 

 

 

“A Iniciação cristã é um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu segmento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora”. ( Doc. de Aparecida, n. 287)

No decorrer dos séculos a Iniciação foi se limitando à preparação aos Sacramentos da Iniciação Cristã ( Batismo, Eucaristia e Confirmação).

Apesar dos grandes esforços da Igreja, particularmente através da Catequese, grande número de batizados não chegam a completar a própria iniciação a vida cristã, gerando uma multidão de batizados não evangelizados.

O sacramento é a consequência de uma fé assumida, mas é também realimentação contínua dessa fé. Celebramos porque cremos e assumimos (é o cume, sinal máximo de vivência e compromisso), mas ao celebrar fortalecemos essa crença e esse compromisso, nos alimentando na fonte, o que nos leva a celebrar de novo, num processo que se auto sustenta.

Portanto, a catequese deve levar ao sacramento. Não tem sentido fazer de outro jeito. Mas devemos dar ao sacramento o lugar que lhe cabe.

O Batismo, a 1ª Eucaristia, a Confirmação não é uma “espécie de festa de formatura, fim do caminho, despedida da Igreja. Os sacramentos exigem de nós um compromisso de fé e exige uma participação real na construção do Reino de Deus aqui e agora.

A Catequese na nossa paróquia recebe crianças a partir dos 8 anos, preparando-as para o recebimento da 1ª Eucaristia aos 11 anos.

Após a 1ª Eucaristia, a Catequese continua com esses adolescentes até os 13 anos. Costumamos chamar essa etapa de Perseverança.

A partir dos 14 anos completos, os jovens (batizados ou não), podem se preparar para receberem o Sacramento da Confirmação, também conhecido como Crisma, o Batismo e 1ª Eucaristia se for o caso.

“Jesus evangelizou os adultos e abençoou as crianças. Nós muitas vezes fazemos o contrário. As crianças, é claro, sempre serão bem vindas e têm todo o direito de viver o amor de Deus. Mas adultos que vão descobrindo o que, sem saber, seu coração sempre buscou, precisam de um processo bem vivido de iniciação. (cf. DNC, n.180-184). Uma Igreja em estado permanente de missão tem que responder a essa necessidade.”

Assim, nossa paróquia também oferece a Catequese para Adultos, batizados ou não, a partir dos 18 anos.

 

Horários da Catequese - 2018

Crianças – sábados das 9 às 11 horas

Jovens -  terças-feiras das 19:45 às 21:15 horas

Adultos -  terças-feiras das 19:45 às 21:15 horas

As missas dos domingos às 10:30 é destinada especialmente a Catequese, por isso a participação das crianças e jovens se faz indispensável.

Hoje a nossa Pastoral conta com 15 catequistas:

 catequese3

 

 

 

 

Para maiores informações, entre em contato com a Coordenação da Pastoral

Sâmea Lacerda Lima – Coordenadora 

Áurea Bento da Cruz – Vice-coordenadora

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Se você se sente chamado a ser catequista, procure nossa paróquia!

Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.” (Lc 10,2)

catequese2